EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ALTERAÇÃO NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Autores/as

  • Jaqueline Terra Marques UnG
  • Rebecca Mazzucato UnG
  • Thaissa Regina Da Silva Sampaio UnG
  • Stael Nobile Diniz UnG

Palabras clave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Processo saúde-doença

Resumen

Introdução: educação em saúde é uma intervenção do profissional de saúde para proporcionar ao ser humano meios de transformação das condições em que vive, buscando o alcance da saúde. A educação em saúde visa à promoção da saúde, pelo estímulo do indivíduo e da população em que esse está inserido, para a transformação de seu estado de saúde e da realidade social, econômica, ambiental que vive. Esta prática é introduzida no contexto da intervenção do enfermeiro como meio para o estabelecimento de uma relação dialógico-reflexiva entre o enfermeiro e a população, fazendo com que essa procure conscientizar-se sobre seu processo de saúde-doença e perceba-se como transformadora desse processo. O enfermeiro por meio da educação em saúde estimula o desenvolvimento da consciência crítica e reflexiva da população, proporcionando a possibilidade de alterações no processo saúde-doença, por meio de orientação pelo autocuidado e por mudanças sócio-econômicas e ambientais que favoreçam melhor qualidade de vida. A intenção desta pesquisa foi de responder a indagação: o que foi publicado em periódicos sobre a educação em saúde como estratégia de intervenção do enfermeiro para alteração no processo saúde-doença? Objetivo: identificar os artigos publicados em periódicos sobre educação em saúde como estratégia de intervenção do enfermeiro para alteração no processo saúde-doença, no período de 2007 a 2012. Método: o tipo de pesquisa é bibliográfica, quantitativa e exploratória, sendo o local de realização desta pesquisa a Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Resultados: dentro do objetivo proposto, obteve-se 14 (100%) de artigos selecionados, sendo o ano de 2012, o de menor (1 - 7,14%) número de publicações; no total, publicou-se mais (2 - 14,30%) nos periódicos: Revista de Enfermagem Ana Nery e CuidArte enfermagem; desses artigos na maioria (4 – 28,67%) o primeiro autor possuía a titulação de mestrando; a maioria (3 – 21,44%) das publicações dos artigos selecionados nesta pesquisa ocorreu no município do Rio de Janeiro (RJ), Brasil; evidenciou-se que a maioria (72%) dos artigos foi de natureza qualitativa e em relação ao tipo de pesquisa quanto aos objetivos, a maioria dos artigos caracterizava-se como exploratório-descritiva (50%). Conclusão: dos catorze (14 – 100%) artigos selecionados o conceito de educação em saúde é visto como um processo de aprendizagem do individuo, para a transformação do ambiente social, econômico, físico e biológico, sendo que a intervenção do enfermeiro deve acontecer de forma que o individuo reveja conceitos e valores transformando o seu modo de lidar com as inseguranças, medos, preconceitos e dúvidas em relação às doenças modificando os seus hábitos em relação à prevenção, ao tratamento e a reabilitação de sua saúde.

Cómo citar

Marques, J. T., Mazzucato, R., Sampaio, T. R. D. S., & Diniz, S. N. (2015). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ALTERAÇÃO NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA. Revista Saúde - UNG-Ser, 8(3-4), 72. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2012

Número

Sección

RESUMOS ENFERMAGEM