MOTIVAÇÃO NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM

Autores/as

  • Luciene Marcelina Alves De Oliveira
  • Ana Claudia Giesbrecht Puggina Univerdade Guarulhos

Resumen

Introdução: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, informática, computador, internet, CD-ROM, hipermídia, multimídia e ferramentas para Educação a Distância (EaD) – como chats, grupos ou listas de discussão, correio eletrônico e outros recursos de linguagens digitais que podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficiente e eficaz, se consolida no processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Avaliar a motivação no uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação à distância. Método: Estudo descritivo, transversal quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Guarulhos. População de estudo188 graduandos de enfermagem utilizou-se da “Escala de Avalição de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino”. Este instrumento tem 20 questões e foi validado da escala original canadense denominada EMITICE - Echelle de motivation lor de l’intégration des technologies de l’information et des communications dans l’enseignement. Resultado: Na análise das dimensões da escala destaca-se a maior pontuação na dimensão Desmotivação, mostrando falta de vontade ou de intenção de agir em relação às TIC, onde os alunos sentem que estão perdendo tempo com o uso das TIC, bem como não tem clareza do por que da solicitação e do uso das TIC na graduação. Ja na dimensão Motivação Intrínseca, e Controle Externo apresentam pouco prazer e gosto pelo uso das TIC, entretanto as utilizam porque não existe outra forma de realização dos cursos na Universidade. Na dimensão Controle Interno apresentaram maiores médias em relação aos itens que avaliam a necessidade de provar que é capaz, que é inteligente, sentir-se importante e competente, bem como reconhecer que as TIC devem ser utilizadas. Na dimensão controle por identificação, reconhecem que o uso das TICs prepara melhor para a profissão, para a carreira, são ferramentas essenciais na formação e aumentam a competência profissional. Entretanto em geral, as maiores médias encontradas de alunos viúvos e separados, em comparação com solteiros e casados, mostram que provavelmente foram comparadas percepções de duas gerações com diferenças consideráveis em relação ao uso das TIC. Viúvos e separados, mesmo desmotivados com o uso, aparentam encarar com mais maturidade a necessidade do uso das TICs e reconhecem a importância dessas tecnologias para a competência profissional futura. Conclusão: Os alunos do curso de graduação em Enfermagem apresentaram em geral de baixa a moderada motivação no uso de TIC.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Giesbrecht Puggina, Univerdade Guarulhos

Editora da Revista Saúde. Docente do Mestrado em Enfermagem da Universidade Guarulhos. Doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP)

Publicado

2016-05-27

Cómo citar

Alves De Oliveira, L. M., & Puggina, A. C. G. (2016). MOTIVAÇÃO NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(1 ESP), 62. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2275

Número

Sección

RESUMOS JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CNPq E UNG