USO DO DRAW MY LIFE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Rayane Teresa da Silva Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aylla Nauana da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoelle Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cristiane Martins dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Vinicius Lino de Souza Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sergilene Fonseca Teixeira Santos Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC
  • Gabrielly de Carly Pereira de Carvalho Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Palabras clave:

Educação em saúde, Trauma, Vídeos educativo

Resumen

Objetivo: compartilhar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem frente à elaboração e implementação de metodologia ativa ao ensino e aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discentes de enfermagem de uma instituição pública de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um recurso áudio visual para a aprendizagem sobre traumas osteomusculares. Para isso, utilizou-se a técnica de animação Draw my life. Resultados: as experiências exitosas dos discentes foram compartilhadas em três momentos: levantamento bibliográfico nas bases de dados; 2º estruturação de caso clínico hipotético e elaboração da vídeo-aula e, por fim, no 3º momento, análise descritiva da aceitabilidade dos estudantes de enfermagem. Conclusão: a experiência exitosa proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.

Biografía del autor/a

Rayane Teresa da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Ciências da saúde/Enfermagem.

Aylla Nauana da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ciências da saúde/Enfermagem.

Manoelle Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ciências da saúde/Enfermagem.

Cristiane Martins dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ciências da saúde/Enfermagem.

Vinicius Lino de Souza Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ciências da saúde/enfermagem.

Sergilene Fonseca Teixeira Santos, Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC

Discente do curso Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Natalense de Ensino e Cultura - FANEC. Ciências da saúde/Enfermagem.

Gabrielly de Carly Pereira de Carvalho, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Ciências da saúde/Enfermagem.

Publicado

2018-07-05

Cómo citar

Costa, R. T. da S., Silva, A. N. da, Silva, M. F. da, Santos, C. M. dos, Souza Neto, V. L. de, Santos, S. F. T., & Carvalho, G. de C. P. de. (2018). USO DO DRAW MY LIFE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(3/4), 33–42. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2501

Número

Sección

RELATO DE EXPERIÊNCIA/CASO CLÍNICO