EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM JOVENS ESCOLARES ABORDANDO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Edja Clébya dos Santos Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
  • Juliana de Castro Nunes Pereira
  • Amanda Haissa Barros Henriques
  • Luciana Uchôa Barbosa
  • Marcela Lourene Correia Muniz
  • Suênia de Sousa Silva Batista

Resumen

Introdução: A adolescência é um momento decisivo no desenvolvimento sexual humano, onde a sexualidade se generaliza, ocorrem transformações biopsicossociais importantes e os adolescentes experimentam situações de confusão, medo ou depressão. Alguns deles se comportam de maneira equivocada, rumo à maturidade, podendo comprometer seu progresso e expondo-os a vários riscos. Em meio a estes riscos, destaca-se a gravidez na adolescência, um sério problema de saúde pública responsável pela elevação dos índices de morbimortalidade das jovens nesta fase. Devido às modificações físicas, psíquicas e sociais que ocorrem num pequeno espaço de tempo, ao tomar conhecimento da gravidez, vivenciar a gravidez e se tornar mãe, a mulher, adolescente ou não, vivencia momentos de dúvidas, inseguranças e medos. Objetivo: Este artigo visa orientar jovens escolares sobre as formas de prevenir a gravidez na adolescência e os riscos a que mãe e recém-nascidos estão expostos. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma ação do projeto de extensão “Educação em saúde com jovens escolares: sexualidade, IST'S, HIV/ AIDS”, desenvolvido no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Belo Jardim. O público alvo, foi composto por alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino médio – integrado de informática, agropecuária ou agroindústria. Resultados e discussão: Participaram da ação 120 alunos, desses 60% eram do sexo masculino e 40% do sexo feminino. A ação foi realizada por meio da apresentação teatral na qual foi encenada a problemática vivida por uma adolescente grávida, seguida de uma dinâmica com perguntas e respostas de forma bastante integrativa, com participação efetiva dos discentes, onde eles expuseram suas dúvidas e inseguranças e tiveram os respectivos esclarecimentos. Observou-se uma interação mútua e afetiva entre os colaboradores do projeto com o grupo de alunos adolescentes. Na medida em que as atividades eram realizadas, os adolescentes percebiam a necessidade de mudanças de comportamento para hábitos saudáveis e atitudes positivas. Percebeu-se ainda que há uma ausência de diálogo entre os adolescentes escolares e seus pais e/ou responsáveis o que favorece um aumento da vulnerabilidade nesta fase de vida. Conclusão: Pode-se afirmar que a população de adolescentes constitui um grupo de risco que deve ser incluído nos programas e políticas públicas voltados para garantir o caminho da juventude rumo ao exercício pleno da cidadania, inclusive na prevenção da gravidez indesejada. Este projeto proporcionou aos acadêmicos unir ensino a prática profissional do técnico em enfermagem, na promoção de saúde e prevenção de doenças desses jovens escolares.

Publicado

2018-03-13

Cómo citar

Melo, E. C. dos S., de Castro Nunes Pereira, J., Haissa Barros Henriques, A., Uchôa Barbosa, L., Lourene Correia Muniz, M., & de Sousa Silva Batista, S. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM JOVENS ESCOLARES ABORDANDO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(1 ESP), 64. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3167

Número

Sección

9° CONGRESSO NACIONAL DE ENFERMAGEM 2017 - UNIVERSIDADE UNINASSAU- RECIFE