A INFLUÊNCIA MUSCULAR NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL: REVISÃO DE LITERATURA.

Autores/as

  • Heyriane Martins dos Santos
  • Caroline Teixeira Graf Nunes UNIVERSIDADE GUARULHOS
  • Marco Aurelio Nemitalla Added

Palabras clave:

Síndrome da Dor Patelofemoral, Debilidade muscular, Fisioterapia.

Resumen

Introdução: a síndrome da dor patelofemoral (SDFP) acomete cerca de 20% a 40% de todos os indivíduos que se encontram fazendo tratamento para joelhos em centros especializados em ortopedia. Uma hipótese para o desenvolvimento dessa síndrome é um desalinhamento da biomecânica do membro inferior, causando uma sobrecarga da articulação patelofemoral. Estudos recentes apontam que a fraqueza dos rotadores laterais e abdutores do quadril têm grande influência na SDFP. Objetivo: elucidar a influência do fortalecimento muscular no tratamento da SDFP. Método: a pesquisa foi realizada nas bases de dados PEDro, Scielo, Lilacs e Pubmed. Foram selecionados artigos que respondessem os seguintes critérios de inclusão: Ensaio clinico, relatar fortalecimento muscular como tratamento para síndrome da dor patelofemoral, idioma de publicação em inglês e ano de publicação de 2009 a 2016. Os critérios de exclusão, foram: estudos que falassem sobre pós-operatório, artrose ou artroplástia de joelho, estudos de revisão literária, coorte e relato de caso. Foram excluídos 76 artigos por não responderem aos critérios de inclusão e selecionados 8 para compor o presente estudo. Resultado: dentre os métodos utilizados para o tratamento da SDFP o fortalecimento dos músculos que compõem o quadril e o joelho demonstraram bons resultados, como: diminuição da dor, melhora funcional e melhora na qualidade de vida. Conclusão: os exercícios de fortalecimento dos músculos que compõem a articulação do quadril e joelho, quando realizados no mesmo protocolo, demonstraram melhores resultados.

Biografía del autor/a

Caroline Teixeira Graf Nunes, UNIVERSIDADE GUARULHOS

FISIOTERAPEUTA FORMADA PELA UNIVERSIDADE GUARULHOS, ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E MESTRANDA EM SAÚDE PÚBLICA NA UNIVERSIDADE SÃO PAULO (USP) DOCENTE DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE GUARULHOS E SUPERVISORA DE ESTÁGIO.

Publicado

2018-08-21

Cómo citar

Santos, H. M. dos, Graf Nunes, C. T., & Added, M. A. N. (2018). A INFLUÊNCIA MUSCULAR NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(2 ESP), 42. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/3388

Número

Sección

I Congresso Multiprofissional de Saúde