MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DO TERRITÓRIO: POSSIBILIDADES DE ATENÇÃO À INFÂNCIA

Autores/as

  • Adriana Tavares Prefeitura Municipal de Guarulhos.
  • Ione Evenise Souza Amil Serviços Hospitalares
  • Jhones Santos Resende
  • Lidia Rosa S Martins Prefeitura Municipal de Guarulhos
  • Maíra Rosa Apostolico Universidade Univeritas UNG

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-3476

Palabras clave:

Maus-Tratos Infantis, Atenção Primária à Saúde, Violência doméstica, Mapeamento Geográfico

Resumen

Introdução: Dentre as dimensões de cuidado da criança, a violência doméstica como fenômeno social recebe destaque. Como estratégia de enfrentamento, a Atenção Primária à Saúde tem papel de primordial. Objetivo caracterizar a distribuição espacial das instituições de atendimento à infância, em um dado território. Método: pesquisa descritiva, ecológica, que utilizou a ferramenta de geoprocessamento Batchgeo para caracterizar a distribuição espacial das instituições de atendimento à infância, no município de Guarulhos (SP, Brasil). Resultados: foram localizadas 584 instituições dentre os setores de Assistência social, Educação, Proteção e Saúde. Algumas as instituições mais presentes nos territórios estão distribuídas com melhor homogeneidade, tais como as escolas de ensino fundamental e UBS. Conclusão: Ressalta-se a potencialidade do território para constituição de rede de proteção e a necessidade de estruturação de ações de prevenção e proteção dos direitos infantis e promoção de espaços salutogênicos, como forma prioritária de enfrentamento da violência doméstica infantil.

Biografía del autor/a

Adriana Tavares, Prefeitura Municipal de Guarulhos.

Enfermeira pela Universidade Univeritas UNG.

Ione Evenise Souza, Amil Serviços Hospitalares

Enfermeira pela Universidade Univeritas UNG.

Jhones Santos Resende

Enfermeiro pela Universidade Univeritas UNG.

Lidia Rosa S Martins, Prefeitura Municipal de Guarulhos

Enfermeira pela Universidade Univeritas UNG.

Maíra Rosa Apostolico, Universidade Univeritas UNG

Bacharelado (2006) e Licenciatura (2008) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Doutorado Direto em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011). Pós Doutorado (FAPESP) no Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da USP (2012 -2015). Professora e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado, Universidade Univeritas UNG (SP). Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde da Criança, Violência, Violência Doméstica Infantil, Necessidades em Saúde, Sistemas Classificatórios de Enfermagem, CIPE-CIPESC, Educação à distância (e-learning), Metodologia de pesquisa.

Publicado

2019-02-20

Cómo citar

Tavares, A., Souza, I. E., Resende, J. S., Martins, L. R. S., & Apostolico, M. R. (2019). MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DO TERRITÓRIO: POSSIBILIDADES DE ATENÇÃO À INFÂNCIA. Revista Saúde - UNG-Ser, 12(1/2), 24–32. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v12n1-2-3476

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL