AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ENFERMAGEM: INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA

Autores/as

  • Débora Silveira Novato Universidade Federal da Bahia - Campus IMS - CAT
  • Emanulle Caires Dias Araújo Nunes Universidade Federal da Bahia - Campus IMS - CAT

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n1-2-3686

Palabras clave:

Relações Interpessoais, Equipe de Enfermagem, Liderança, Motivação.

Resumen

Introdução. A liderança em enfermagem é uma temática de crescente interesse pela capacidade que ela tem de influenciar os comportamentos de cuidado da equipe. Objetivos. O estudo buscou compreender a influência das relações interpessoais construídas pela liderança na motivação do técnico de enfermagem. Método. Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória qualitativa, realizada em dois hospitais do interior da Bahia com oito técnicos de enfermagem através de entrevista semiestruturada analisada mediante Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados. Expressaram a importância do relacionamento interpessoal construído dentro da equipe para a motivação, a percepção dos técnicos de enfermagem sobre o estilo de liderança do enfermeiro e a existência de sentimentos motivacionais e desmotivacionais na equipe. Conclusão. As reflexões finais apontam para a necessidade de relações interpessoais vinculares dentro da Enfermagem, nas quais a condução esteja afinada com a Liderança Servil na perspectiva de valorização e motivação da equipe para o cuidado de si e do outro.

Biografía del autor/a

Débora Silveira Novato, Universidade Federal da Bahia - Campus IMS - CAT

Departamento de Ciências da Saúde Área Enfermagem

Emanulle Caires Dias Araújo Nunes, Universidade Federal da Bahia - Campus IMS - CAT

Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, IMS/CAT/UFBA; Doutoranda do Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da universidade de São Paulo, EE-USP.

Publicado

2019-12-09

Cómo citar

Novato, D. S., & Nunes, E. C. D. A. (2019). AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ENFERMAGEM: INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA MOTIVAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(1/2), 8–16. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n1-2-3686

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL