A ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS NA ESCOLA: AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Letícia da Silvia Batista UNIVERITAS / UNG UNIVERSIDADE
  • Silvia Piedade Moraes

Palabras clave:

Rotina, Educação infantil, Ludicidade.

Resumen

Introdução: A rotina dentro do espaço escolar é um importante método pedagógico, pois auxilia no trabalho docente e ajuda os educandos a perceberem a constituição de tempo espaço e seu uso em sociedade. Objetivo: Este trabalho visa analisar a rotina, espaços e os materiais utilizados em escolas da rede pública de Guarulhos com o intuito de compreender a construção da rotina escolar e qual a participação discente nesse processo. Materiais e métodos: Para a presente pesquisa foi criado um questionário com questões relevantes para a observação de como funciona a rotina escolar. Com este em mãos, foram feitas visitas a escolas cuja autorização foi concedida mediante carta de apresentação com dados da pesquisadora, sua instituição de ensino e orientadora. Resultados: As escolas analisadas não tratam a rotina como algo a ser construído conjuntamente com os alunos e alunas, um instrumento auxiliador na organização de tempos, espaços e materiais. A rotina dentro da instituição escolar é vista como algo hierárquico, alienante e imutável, um processo no qual os discentes não podem participar e devem obedecer sem questionamentos ou reflexões. Conclusão: Conhecer os processos psicológicos infantis para construção do conhecimento é fundamental para um bom trabalho pedagógico. Além dos conhecimentos teóricos, conhecimentos práticos acerca dos temas presentes na futura profissão embasará um trabalho pedagógico de qualidade. Nesse sentido esse trabalho tem como objetivo analisar e compreender a função que as rotinas exercem dentro dos espaços escolares e como elas auxiliam os educandos na compreensão do mesmo, tendo em vista que a organização da rotina na educação institucionalizada é intencional e deve estar ligada aos objetivos propostos àquela fase do desenvolvimento das (os) educandas (os).

Publicado

2020-02-17

Cómo citar

Batista, L. da S., & Moraes, S. P. (2020). A ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS NA ESCOLA: AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(2 ESP), 15. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/4264

Número

Sección

XVI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC