AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) COM RESPEITO À SUA SAÚDE RENAL

Autores/as

  • Camila Santos da silva Universidade Nove de Julho
  • Anderson Sena Barnabe Universidade Nove de Julho
  • João Victor Fornari Universidade Nove de Julho
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Universidade Nove de Julho

Palabras clave:

avaliação, conhecimento, hipertensão arterial sistêmica, saúde renal

Resumen

Introdução: Tem sido observado empiricamente que a maior parte dos portadores de HAS desconhece a falência renal como complicação desta condição clínica, o que pode estar diretamente ligado ao aumento do número de portadores de nefropatia hipertensiva nos últimos anos. Objetivo: Avaliar o nível de conhecimento de hipertensos sobre a falência renal como complicação da HAS. Método: Indivíduos hipertensos responderam um questionário contendo perguntas fechadas visando avaliar seu conhecimento sobre complicações nervosas, cardiovasculares e renais da HAS. Resultados: Dos 47 hipertensos entrevistados (29F/18M, 34±7 anos), apenas 10 (21%) citaram a nefropatia hipertensiva como possível complicação da HAS. Conclusão: Neste estudo, 80% dos portadores de HAS avaliados desconhecem a falência renal como complicação de sua condição. É importante que sejam criados programas mais efetivos de prevenção das complicações da HAS, visando a melhora da condição de vida do paciente e também a redução dos gastos com terapia renal substitutiva.

Biografía del autor/a

Camila Santos da silva, Universidade Nove de Julho

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho

Anderson Sena Barnabe, Universidade Nove de Julho

Biólogo, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP - Docente da Disciplina de Epidemiologia do Curso de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) - SP , pesquisador do NESCOF (Núcleo de Estudos em Saúde da Comunidade e da Família/Uninove)

João Victor Fornari, Universidade Nove de Julho

Enfermeiro graduado pela Universidade São Francisco, Nutricionista graduado pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade São Francisco. Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade Nove de Julho

Biólogo, Mestre e Doutor em Ciências pela UNIFESP. Professor do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde da UNINOVE. Docente do Departamento de Saúde da UNINOVE. Integrante do Grupo de Pesquisas em Morfologia da UNINOVE.

Publicado

2013-02-14

Cómo citar

da silva, C. S., Barnabe, A. S., Fornari, J. V., & Ferraz, R. R. N. (2013). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) COM RESPEITO À SUA SAÚDE RENAL. Revista Saúde - UNG-Ser, 5(3), 05–10. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/754

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL