QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA

Autores

  • Pollyanna Patrícia Rezende Ribeiro Ung
  • Tânia Rocha Cabral Ribas UnG

Palavras-chave:

Gestão da qualidade, Assistência Odontológica, Acreditação

Resumo

Este estudo tem objetivo à abertura para novas reflexões, propostas e tomada de decisão por meio de um conhecimento científico fundamentado na qualidade da assistência odontológica. Buscou adquirir um maior conhecimento sobre o tema, bem como descrever os principais conceitos da literatura. Para o desenvolvimento dessa proposta, foram delimitados os textos utilizando como critério os primeiros relatos sobre qualidade nos serviços de saúde onde foram analisados 3 anais, 12 livros textos, 11 artigos e 1 site (ONA) de relevância acadêmica. Partindo dessa nova realidade, o dentista escuta, acolhe e estabelece vínculos com o paciente, que precisa não só de uma prática de técnicas mecânicas, mas, acima de tudo, de técnicas inovadoras, seguras e humanizadas.Com base na literatura é possível concluir que historicamente ocorreu uma mudança no padrão de qualidade na assistência odontológica, que norteava-se apenas pela satisfação do paciente. A qualidade passa a ter dimensões que desconstrói a forma de pensar o trabalho como fragmentos hierarquizados e coloca a odontologia como protagonista social, inovador, transformador e inserido em uma sociedade que também está se modificando.

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Publicado

2015-10-05

Como Citar

Ribeiro, P. P. R., & Cabral Ribas, T. R. (2015). QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA. Revista Saúde - UNG-Ser, 8(1 ESP), 14. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2119

Edição

Seção

RESUMOS DO CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DA UnG