ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A GRADUAÇÃO

Autores

  • Thiago Parducci
  • Dulci Vagenas
  • Olivia Beloto da Silva UNIP

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação Participativa e Graduação de enfermagem.

Resumo

Introdução: Diversos problemas de saúde podem ser minimizados com medidas preventivas, principalmente quando a atenção em saúde é para pessoas com deficiência (PCD’s), que necessitam de uma atenção à saúde integral e multiprofissional. Objetivo: permitir aos alunos de graduação de enfermagem, através de um projeto de extensão comunitária da Universidade Paulista (UNIP) – Campus Alphaville - SP, que os mesmos consigam atender PCD’s da Associação Beneficente Comunidade de Amor Rainha da Paz, situada em Santana de Parnaíba/SP/Brasil. Método: Os alunos foram selecionados através de uma prova escrita, contendo perguntas específicas sobre atividade do enfermeiro e entrevista. Dentre as atividades propostas, uma delas foi a visita ao Memorial da Inclusão em São Paulo/Brasil para que os alunos conhecessem a história da deficiência no Brasil e no Mundo. Após a visita, discutiram sobre as necessidades dessa população e criaram estratégias de trabalho, baseadas na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para a Instituição Rainha da Paz. Os alunos participaram da rotina da Instituição, principalmente do setor de enfermagem, por um semestre letivo, de duas a três vezes por semana e foram assistidos pela docente supervisora uma vez por mês, favorecendo discussões com fundamentação teórica, as quais proporcionaram suporte e base para o desenvolvimento das práticas na Instituição. Resultados: Os alunos puderam criar estratégias de trabalho para as práticas de enfermagem na Instituição após conhecerem a história dessa população e contribuíram com a melhoria do atendimento. Conclusão: Assim, quando os alunos são motivados a participar de ações sociais que envolvem a história, o conhecimento adquirido favorece positivamente às condutas profissionais no processo educativo e resolução participativa dos problemas.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Parducci, T., Vagenas, D., & Silva, O. B. da. (2017). ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A GRADUAÇÃO. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(1/2), 83–90. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2450

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA/CASO CLÍNICO