OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Mariana Oliveira UFTM
  • Manoela Lelis de Carvalho Leitão
  • Isabela Rios da Silva
  • Laura Sanches Aguiar
  • Bianca Gonçalves Silva Torquato
  • Mara Lucia da Fonseca Ferraz

Resumo

Introdução: Os adolescentes vivem uma etapa da vida em que passam por vários conflitos, no âmbito social, físico, e psicológico, portanto, um período marcado por grande vulnerabilidade. Muitas vezes, a descoberta do prazer dá-se nessa época, havendo necessidade de ações educativas na área da saúde, para orientar os adolescentes sobre os riscos de uma contaminação com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Objetivo: Investigar o conhecimento dos estudantes do ensino médio a respeito das DST e a ocorrência da gravidez responsável, antes e depois do desenvolvimento de oficinas educativas. Método: trata-se de uma pesquisa quantitativa onde foram realizados encontros semanais no período de fevereiro a novembro de 2015 com 24 adolescentes do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, Uberaba-MG. No início e no final da pesquisa foi aplicado um questionário para comparação conhecimentos adquiridos após as oficinas de sexualidade. Resultados: Uma maioria de 19(79%) já tiveram sua primeira relação sexual, baseado nesses 19 alunos que já tiveram relações sexuais, a média de idade de início da vida sexual ativa desses alunos foi de 14,5 anos. Em relação a orientações que esses alunos receberam sobre o assunto gravidez, 1(4%) recebeu orientações no posto de saúde, 4(16%) recebeu orientações na escola, no posto de saúde, por meio de livros e revistas, por meio dos amigos e familiares, 8(34%) afirmam ter recebido orientações vindas da escola e 11(46%) ja recebeu orientações vindas da escola, de amigos e familiares. Discussão: As oficinas educativas dentro da escola, sobre métodos contraceptivos e prevenção de DST, foi uma importante oportunidade de reflexão e discussão, ampliando o campo de conhecimento do tema para estes adolescentes. E a escola sendo um local do cotidiano desses jovens, onde sentiram-se seguros para expressar suas dúvidas, sentimentos e medos, favoreceu um cenário bastante favorável para as oficinas educativas de sexualidade. Conclusão: Assim, a educação sexual nas escolas surge como uma forma de estimular a autonomia, independência e responsabilidade dos jovens pelas suas decisões e saúde, além de colaborar com a construção de suas identidades.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

Oliveira, M., Leitão, M. L. de C., Silva, I. R. da, Aguiar, L. S., Torquato, B. G. S., & Ferraz, M. L. da F. (2017). OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 135. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2823

Edição

Seção

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife