BALANCED SCORECARD NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Autores/as

  • Antonio Carlos ESTENDER Universidade Guarulhos - UnG
  • Líslei Rosa de FREITAS Universidade Guarulhos - UnG
  • André CARVALHO Universidade Guarulhos - UnG

Resumen

Este artigo aborda o desenvolvimento, o progresso econômico e a prosperidade social nas organizações voltadas para o Terceiro Setor, e analisa a aplicação do Balanced Scorecard (BSC), nessas instituições. Para isso, foi constituído um referencial teórico básico, sobre o BSC e sobre o Terceiro Setor. O Balanced Scorecard surgiu de um estudo entre diversas empresas, intitulado “Measuring Performance in the Organization of the Future”, (Avaliando o Desempenho das Organizações do Futuro) motivado pela crença de que os métodos existentes para a avaliação do desempenho empresarial, em geral apoiados nos indicadores contábeis e financeiros, estavam se tornando obsoletos. O BSC, além de preservar as medidas financeiras, trabalha também as não-financeiras, por entender que só essas medidas são insuficientes para orientar e avaliar a trajetória que as empresas devem seguir na geração de valor futuro (como investir em clientes, fornecedores, funcionários, processos, tecnologia e inovação). O objetivo desse estudo é analisar a aplicação do BSC em organizações do Terceiro Setor, levando em consideração que as medidas financeiras são complementadas com as medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro. Segundo Kaplan (1997), os objetivos e medidas derivam da visão e estratégia da empresa e focalizam o desempenho profissional e organizacional sob quatro perspectivas: financeira, mercado, processos internos e aprendizado e crescimento. Essas quatro perspectivas são ligadas entre si por meio de uma relação de causa e efeito. Esses indicadores visam mensurar os chamados “ativos intangíveis” da organização (satisfação de clientes, motivação de funcionários, qualidade de processos internos, entre outros), tidos hoje como a principal vantagem competitiva mediante a concorrência. O estudo de caso e a base metodológica foram constituídos por meio da pesquisa bibliográfica, assim como periódicos nacionais e internacionais. Após a revisão bibliográfica, tratando-se de um estudo de caso, uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo, dentro do contexto da vida real, também foi pesquisada.

Publicado

2007-08-28

Cómo citar

ESTENDER, A. C., FREITAS, L. R. de, & CARVALHO, A. (2007). BALANCED SCORECARD NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO TERCEIRO SETOR. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 1(1), 22–28. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/3setor/article/view/74

Número

Sección

Artigos