O USO DA CONTABILIDADE COMO OBJETO DE TRANSPARÊNCIA NAS ENTIDADES RELIGIOSAS: UM ESTUDO DE CASO EM IGREJAS BATISTAS DE FEIRA DE SANTANA

Autores

  • Thayná Santos Silva Faculdade Anísio Teixeira
  • Mirian Gomes Conceição Faculdade Anísio Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Alison Silva Ferreira Faculdade Anísio Teixeira
  • Robson Lima Rodrigues Faculdade Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3290-v13n1-3901

Palavras-chave:

Contabilidade, Transparência, Terceiro Setor, Igrejas Batistas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar o uso da contabilidade como objeto de transparência pelas Igrejas Batistas de Feira de Santana. Para tanto, foi utilizado metodologia qualitativa e técnica de estudo de caso, com questionário aplicado a duas instituições religiosas pertencentes a Convenção Batista da Bahia e Convenção Batista Brasileira. Os resultados demonstram que o perfil dos respondentes é de homens experientes, com formação superior em administração e idade entre 43 e 59 anos. As igrejas possuem funcionários registrados e faz uso da contabilidade para fins fiscais, e, inclusive uma delas utiliza contabilidade com a finalidade gerencial. As organizações estudadas também se propõem a utilizar os relatórios que a contabilidade oferece, sobretudo o fluxo de caixa. Considera-se, para os respondentes, que a ciência contábil é uma ferramenta promotora de accountability, e, portanto, os resultados financeiros devem ser apresentados a toda igreja, nas reuniões, com uso dessa ciência como ponte para validar os dados e conferir credibilidade. Principalmente, por que, segundo entendem os quesitonados, responsáveis pelas igrejas, através da transparência é possível manter a captação de recursos, necessários a qualquer organização, na medida em que se propõe a apresentar a origem e destinação dos mesmos, objetivo que a contabilidade detém. Portanto, estudos como este, que vinculam a ciência contábil e suas demonstrações podem ser consideradas circustanciais no desenvolvimento do país, pois promovem discussões de caráter social e economico, inclusive nas empresas sem finalidade lucrativa.

Biografia do Autor

Thayná Santos Silva, Faculdade Anísio Teixeira

Graduanda em Contabilidade

Mirian Gomes Conceição, Faculdade Anísio Teixeira Universidade Federal da Bahia

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (2013) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atuou como gerente financeiro em distribuidoras de produtos químicos nos estados de SP, MG e RS durante 4 anos. Foi coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atualmente é professora do Curso de Ciências Contábeis da FAT e membro da Comissão de Assuntos Relacionados à Contabilidade Ambiental do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA). Desenvolve pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão da UFBA. Atua em temas ligados, principalmente, à Contabilidade social e ambiental, Educação e Pesquisa Contábil e Gestão de Resíduos Sólidos.

Alison Silva Ferreira, Faculdade Anísio Teixeira

Graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Gestão Ambiental. MBA em andamento em Gestão Contábil e Finanças Empresariais. Técnico em Química. Experiências em Controladoria, com atividades de controle de estoques e custos, processos administrativos, financeiros e contábeis. Palestrante e professor particular das disciplinas de Controladoria, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade de Custos, Orçamento, Auditoria e TCC. Pesquisador na área de Finanças, Terceiro Setor e Contabilidade Ambiental. Participa do Grupo: Contabilidade e Sociedade, Pesquisa e Extensão de Feira de Santana (CSPEFS).

Robson Lima Rodrigues, Faculdade Anísio Teixeira

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Anísio Teixeira e Especialização em Finanças e Gestão Contábil pela Faculdade Católica Paulista. Participa do Grupo: Contabilidade e Sociedade, Pesquisa e Extensão de Feira de Santana (CSPEFS)

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Silva, T. S., Conceição, M. G., Ferreira, A. S., & Rodrigues, R. L. (2019). O USO DA CONTABILIDADE COMO OBJETO DE TRANSPARÊNCIA NAS ENTIDADES RELIGIOSAS: UM ESTUDO DE CASO EM IGREJAS BATISTAS DE FEIRA DE SANTANA. Revista Terceiro Setor & Gestão De Anais - UNG-Ser, 13(1), 17–41. https://doi.org/10.33947/1982-3290-v13n1-3901

Edição

Seção

Artigos