PAPEL DO DOCENTE E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA

Autores/as

  • Claudio Vasconcelos de Matos Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Regina Clare Monteiro Must University, Florida-USA

DOI:

https://doi.org/10.33947/2238-4510-v11n2-4872

Palabras clave:

Educação. Educação Superior. Ensino Remoto Emergencial

Resumen

O mundo tem atravessado momentos de tensão desde meados de 2020, ocasionado pelo SARS-CoV2, mais conhecido como COVID-19 ou também, Coronavírus. Considerando o alto impacto e gravidade num grau de pandemia, devido à facilidade na transmissão do vírus, as Organizações das Nações Unidas (ONU) decretaram então o isolamento social, afetando diretamente diversos seguimentos da sociedade, dentre eles, o sistema educacional brasileiro. Com o objetivo de não paralisar a oferta educacional, foi implementado o ensino remoto emergencial, porém nem todos os profissionais e alunos estavam preparados para a rapidez com que foi implementado esse modelo educacional. O presente trabalho acadêmico visa abordar os principais pontos que norteiam a implementação do ensino remoto emergencial e os aspectos que circundam a temática, além de discorrer sobre esse período de adaptação a este momento único na história da educação brasileira, não deixando de mencionar os aspectos positivos e negativos que compõem esse contexto educacional desbravador e que permitiu a adoção de um modelo disruptivo com um importante legado para a sociedade atual. Objetivou-se, portanto, uma abordagem acerca dos temas centrais relacionados à implementação de um modelo que não possui previsão normativo legal, contudo mostrou-se inegavelmente necessário para a continuação da oferta educacional. Afinal, através do ensino remoto emergencial que as atividades acadêmico-pedagógicas puderam ser ofertadas em todos os níveis educacionais no Brasil. Em verdade, alguns confundem o ensino remoto com o ensino a distância, porém poderemos ver adiante que há características que os distinguem.

Biografía del autor/a

Claudio Vasconcelos de Matos, Centro Universitário Maurício de Nassau

Atualmente é Coordenador de Regulação do Grupo Ser Educacional (Faculdades Uninassau, Uninabuco, Univeritas, Unama e UNG). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Trabalha desenvolvendo atividades relacionadas ao acompanhamento e desenvolvimento de projetos pedagógicos e acadêmicos no sistema e-MEC, frente a todas as mantidas do Grupo Ser Educacional. Tem experiência no preenchimento de formulários eletrônicos, em respostas às diligências que são instauradas pela Seres, bem como em impugnações e recursos a serem interpostos no curso processual, no âmbito do sistema e-MEC. Na atual função, entre os anos de 2013 e 2020, esteve à frente da Coordenação do Departamento de Regulação, que realizou a montagem, preparação e recebimento de centenas de avaliações do MEC, em todas as áreas de conhecimento (bacharelados, licenciaturas, Cursos Superiores de Tecnologia, presenciais e a distância). Possui larga experiência com o desenvolvimento de cursos de Pós-graduação e, também, em Congressos Científicos. Desenvolveu a análise de diversas instituições de ensino do país (imagem institucional) para a Revista Guia do Estudante (GE) da editora abril, além de ter estado à frente da organização de diversos eventos, workshop, e cursos em diversos níveis da educação.

Regina Clare Monteiro, Must University, Florida-USA

Doutora e Mestre em Educação. Graduada em Letras. Possui 17 anos de atuação profissional em cargos da alta gestão do ensino superior, voltados para a área acadêmica, formação pedagógica de professores universitários, avaliação institucional, gerenciamento de equipes, planejamento/organização/implantação e acompanhamentos de projetos na gestão universitária. Gestão e Produção de material para educação acadêmica e corporativa. Atua como docente do ensino superior há mais de 20 anos e possui publicações nas áreas de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Consultora e Assessora para gestão acadêmica desde 2007. Revisora de textos acadêmicos e científicos há 30 anos. Atua, no momento como orientadora de Stricto Sensu na Must University, Florida/USA.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Matos, C. V. de, & Monteiro, R. C. (2021). PAPEL DO DOCENTE E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA. Revista Ciências Jurídicas E Sociais - UNG-Ser, 11(2), 5–18. https://doi.org/10.33947/2238-4510-v11n2-4872

Número

Sección

Artigos