PAPEL DO DOCENTE E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO DURANTE A PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.33947/2238-4510-v11n2-4872Palavras-chave:
Educação. Educação Superior. Ensino Remoto EmergencialResumo
O mundo tem atravessado momentos de tensão desde meados de 2020, ocasionado pelo SARS-CoV2, mais conhecido como COVID-19 ou também, Coronavírus. Considerando o alto impacto e gravidade num grau de pandemia, devido à facilidade na transmissão do vírus, as Organizações das Nações Unidas (ONU) decretaram então o isolamento social, afetando diretamente diversos seguimentos da sociedade, dentre eles, o sistema educacional brasileiro. Com o objetivo de não paralisar a oferta educacional, foi implementado o ensino remoto emergencial, porém nem todos os profissionais e alunos estavam preparados para a rapidez com que foi implementado esse modelo educacional. O presente trabalho acadêmico visa abordar os principais pontos que norteiam a implementação do ensino remoto emergencial e os aspectos que circundam a temática, além de discorrer sobre esse período de adaptação a este momento único na história da educação brasileira, não deixando de mencionar os aspectos positivos e negativos que compõem esse contexto educacional desbravador e que permitiu a adoção de um modelo disruptivo com um importante legado para a sociedade atual. Objetivou-se, portanto, uma abordagem acerca dos temas centrais relacionados à implementação de um modelo que não possui previsão normativo legal, contudo mostrou-se inegavelmente necessário para a continuação da oferta educacional. Afinal, através do ensino remoto emergencial que as atividades acadêmico-pedagógicas puderam ser ofertadas em todos os níveis educacionais no Brasil. Em verdade, alguns confundem o ensino remoto com o ensino a distância, porém poderemos ver adiante que há características que os distinguem.