OFICINAS DE CÁLCULO MENTAL E CALCULADORA: PESQUISA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG

Autores/as

  • Laís Macedo de Almeida Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nayara Katherine Duarte Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Keli Cristina Conti Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3726

Palabras clave:

Calculadora, Cálculo Mental, Educação do Campo, Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática

Resumen

Este artigo busca apresentar aspectos teóricos significativos do cálculo mental e da calculadora, bem como discorrer sobre as vantagens de se desenvolver um trabalho com essas duas competências de cálculo em sala de aula. O foco do trabalho é apresentar considerações sobre a formação de professores de Matemática a partir de duas oficinas sobre a calculadora e o cálculo mental realizadas no Laboratório de Ensino de Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. As oficinas tiveram como público-alvo estudantes do curso de Licenciatura em Educação no Campo – Habilitação Matemática – e objetivaram proporcionar momentos de reflexões e práticas sobre o cálculo mental e a calculadora na sala de aula, de maneira a estimular esses futuros professores a utilizarem essas duas modalidades de cálculo em suas turmas da Educação Básica. Os dados que subsidiaram a análise foram produzidos a partir de registros em áudio, registros fotográficos e questionários aplicados aos licenciandos. Após um retorno positivo dos participantes das oficinas, concluímos e salientamos a relevância dessas temáticas terem sido trabalhadas na oficina de maneira a complementar a formação inicial dos futuros professores de Matemática.

Biografía del autor/a

Laís Macedo de Almeida Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT

Nayara Katherine Duarte Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Gerais

Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Keli Cristina Conti, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

Nunes, L. M. de A., Pinto, N. K. D., Grossi, F. C. D. P., & Conti, K. C. (2019). OFICINAS DE CÁLCULO MENTAL E CALCULADORA: PESQUISA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMG. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1 ESP), 54–66. https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3726

Número

Sección

Artigos