AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores/as

  • Francisco Fernandes Ladeira Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3900

Palabras clave:

ensino de Geografia, mídia, discurso, decodificação

Resumen

Compreender as diferentes linguagens utilizadas pelos meios de comunicação de massa é uma questão importante para a Geografia Escolar. Categorias-chave do pensamento geográfico – entre elas, território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes em noticiários, filmes, documentários, seriados e programas de entretenimento de maneira geral. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre discurso midiático e processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica. Propomos a incorporação do material midiático em sala de aula não como mero recurso didático complementar, de caráter ilustrativo, mas como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo.

Biografía del autor/a

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Geografia pela UFSJ Articulista do Observatório da Imprensa Professor de Geografia do IFES - Campus Vitória

Publicado

2020-11-08

Cómo citar

Ladeira, F. F. (2020). AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 72–79. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3900

Número

Sección

Artigos de Revisão