PRECONCEITO E BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • José Roberto da Silva Brêtas
  • Silvia Piedade de Moraes Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4015

Palabras clave:

Adolescente. Bullying. Escola. Violência.

Resumen

Estudo descritivo com 864 adolescentes em três escolas do ensino médio da região Sul do município de São Paulo. Teve por objetivos identificar adolescentes que sofreram algum tipo de preconceito e bullying no ambiente escolar e os sentimentos envolvidos nessa situação. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento semiestruturado. Os resultados demonstraram que 39% dos participantes sofreram algum tipo de preconceito e 52% referiu ter sofrido bullying no ambiente escolar. Os sentimentos desvelados pelas vivências do preconceito e do bullying na escola foram: tristeza (456/ 24%), ofendido (346/ 18%), raiva (276/ 16%), vontade de agredir o outro (269/ 15%), fuga e abandono da escola (141/ 7%), insegurança (126/ 6%), solidão (98/ 5%), vingança (79/ 4%), indignação (51/ 3%) e adoecimento (48/ 2%). Tais acontecimentos promovem a vulnerabilização do adolescente, podendo ter consequências sociais e de comprometimento à saúde.

Biografía del autor/a

Silvia Piedade de Moraes, Universidade Guarulhos

Doutora em Ciências: Educação e Saúde na infância e adolescência. Especialista em Educação Sexual, Direito Educacional e Gestão de Ensino. Pedagoga. Docente na Universidade Guarulhos.

Publicado

2020-03-21

Cómo citar

Brêtas, J. R. da S., & Moraes, S. P. de. (2020). PRECONCEITO E BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 147–157. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4015

Número

Sección

BULLYING E CYBERBULLYING