EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING

Autores/as

  • Débora Rosangela Philomeno Caputi
  • Verônica Freires da Silva

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4017

Palabras clave:

Educação Integral. Bullying. Transformação.

Resumen

Muitas crianças e adolescentes desde muito cedo são expostos a conflitos e violências que são manifestadas na sociedade. Quando revelada no interior da escola, por vezes, parecem ações naturalizadas no ambiente escolar. Negar que haja bullying é uma ação automática e inconsciente, que revela falta de atenção ao contexto da realidade local. Nesse cenário, então, nega-se a garantia que todas as crianças e jovens tenham acesso a um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo. A crescente recorrência do bullying nas escolas nos mostra a necessidade de mudança dos hábitos nas relações entre crianças, jovens e adultos, em toda a comunidade escolar. Partimos para evidenciar que a educação é para todos, como direito humano, fundamental e essencial, e a escola, um estabelecimento que para além de ensinar conteúdos, dialoga sobre as relações sociais e culturais, destinado a reflexão para libertação e transformação das realidades. Assim, temos por finalidade contribuir com o diálogo sobre o compromisso com a educação integral como possibilidade de embate ao bullying, que se concretiza ao assumir as discussões sobre valores humanos, alçar relações saudáveis, dignas e respeitosas, na promoção intencional da paz e tolerância para eliminar a violência escolar e o desrespeito às diferenças.

Publicado

2020-03-21

Cómo citar

Caputi, D. R. P., & Silva, V. F. da. (2020). EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO POSSIBILIDADE DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 164–170. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4017

Número

Sección

BULLYING E CYBERBULLYING