UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE E O ENSINO DA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR.

Autores/as

  • Maria Lucia Wochler Pelaes

Resumen

RESUMO: O artigo apresenta como é concebido o conceito de criatividade, de forma a configurar uma pedagogia aplicada à arte, desenvolvendo uma breve análise da origem do termo criatividade e seus principais conceitos, verificando a relação entre a criatividade e o ensino de arte. Entre os conceitos apresentados, tem especial relevância a origem da expressão “criatividade” associada à imaginação criadora e a capacidade de fantasiar a realidade, enquanto fontes do processo criador. O estudo é complementado por diferentes definições acerca da criatividade, tais como as concepções relativas aos processos produtivos relacionados ao pensamento divergente, inferindo que há uma bipolaridade: primeiro entre imaginação e pensamento, depois entre pensamento divergente e convergente, afirmando a relação dicotômica por que perpassam os conceitos. Palavras-chave : Criatividade. Arte. Educação. Imaginação.

Publicado

2010-05-21

Cómo citar

Pelaes, M. L. W. (2010). UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE E O ENSINO DA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser, 5(1), 05–13. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/537

Número

Sección

Artigos