ASPECTOS METODOLÓGICO DA PESQUISA EMPÍRICA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS:UMA ANÁLISE DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO EM GOIÁS – BRASIL

Autores/as

  • Simone Antoniaci Tuzzo
  • Tiago Mainieri

Resumen

A proposta do artigo é apresentar e discutir aspectos metodológicos da pesquisa empírica em comunicação organizacional e relações públicas. A necessidade de consolidação de um corpus teórico para esse sub-campo da comunicação é patente, principalmente, a partir de sua efetiva inserção nos programas de pós-graduação em comunicação e com a criação de linhas de pesquisa contemplando como objeto de estudo a comunicação organizacional e as relações públicas. Discutir os aspectos metodológicos da pesquisa que é produzida significa um passo na consolidação do corpus teórico da área. A tradição de pesquisa nesse campo revela uma contribuição importante da pesquisa empírica na consolidação desse campo. O estado da arte demonstra certa fragilidade do campo, à medida que a pesquisa nem sempre traz a devida explicitação metodológica o que prejudica o avanço e a consolidação da área. Nesse sentido, nos apropriamos do modelo metodológico proposto por Vassalo Lopes, como modelo de interpretação e reconstrução da pesquisa empírica, para analisar uma pesquisa sobre as assessorias de comunicação de organizações do Estado de Goiás

Publicado

2010-05-21

Cómo citar

Tuzzo, S. A., & Mainieri, T. (2010). ASPECTOS METODOLÓGICO DA PESQUISA EMPÍRICA EM COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS:UMA ANÁLISE DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO EM GOIÁS – BRASIL. Revista Educação - UNG-Ser, 5(1), 14–26. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/541

Número

Sección

Artigos