O SAGRADO - SEU SIGNIFICADO E SUA PRESENÇA NA OBRA DE PAULO FREIRE "EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE"

Autores/as

  • Franklin Moreira VILLELA Universidade Guarulhos - UnG

Resumen

O Sagrado é um fato que tem interessado a muitos estudiosos, sobretudo a partir de meados do século XIX, por causa da sua influência sobre a vida humana. Otto, Eliade, Caillois e Langer, procuraram, cada um na sua linha de pensamento, esclarecer o significado do sagrado. Essas análises conduziram a duas conclusões: primeiro, que o sagrado transcende o âmbito do religioso; segundo, que a sua vivência está ligada à educação. Esta segunda conclusão leva ao estudo da presença do sagrado na proposta educacional apresentada em Educação como Prática da Liberdade, de Paulo Freire. Tudo conduz à conclusão de que uma vivência do sagrado adequada depende de um adequado processo educacional.

Publicado

2006-12-07

Cómo citar

VILLELA, F. M. (2006). O SAGRADO - SEU SIGNIFICADO E SUA PRESENÇA NA OBRA DE PAULO FREIRE "EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE". Revista Educação - UNG-Ser, 1(1). Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/9

Número

Sección

Artigos