AS DIMENSÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ESPACIALIDADE: UM ESTUDO PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO CICLO I

Autores

  • Valéria ROSSI Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN.
  • Cristiane Coppe de OLIVEIRA Universidade Guarulhos UnG.

Resumo

O presente trabalho é constituído de concepções que abordam fundamentação teórica e apresentam algumas sugestões de atividades geométricas, para a primeira série do ciclo I. A fundamentação teórica baseia-se nas dimensões da Etnomatemática descritas por DAmbrosio (2002), em que, os pré-conhecimentos adquiridos pelos educandos no contexto social e cultural estão inseridos e são trazidos para a escola, poderiam ser melhor aproveitados, facilitando os processos de ensino de aprendizagem da geometria. A pesquisa fundamentase, ainda, em renomados autores, com destaque para a idéias de Lorenzato (1993) e de Orey & Rosa (2004)

Downloads

Publicado

2006-12-07

Como Citar

ROSSI, V., & OLIVEIRA, C. C. de. (2006). AS DIMENSÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ESPACIALIDADE: UM ESTUDO PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO CICLO I. Revista Educação - UNG-Ser, 1(1). Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/23

Edição

Seção

Resenhas de Livros