TEATRO: A ARTE COMO ATIVIDADE DE RESISTÊNCIA E DE SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leslie Evelyn Ruth Marko

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4008

Palavras-chave:

Teatro-Educação, discriminação, preconceitos, jovens, Professores

Resumo

Este artigo se propõe a relatar e a analisar aspectos de uma experiência pedagógico-teatral dirigida a jovens de escolas municipais vinculadas aos Centros Educacionais Unificados (CEU) de São Paulo entre 2016 e 2017. O espetáculo MERGULHO, apresentado pela Companhia Gesto de Teatro busca, por meio da linguagem cênica, fomentar a tolerância e coexistência de identidades culturais, religiosas e étnicas diferentes. Este artigo busca responder a seguinte questão: Quais são os significados que esta experiência teatral traz aos jovens e Professores? Percorrendo as diferentes fases do projeto MERGULHO, que consiste na realização de ação dirigidas para o exerício de reflexões sobre os preconceitos e discrimições sociais, o texto analisa as diferentes atividades de interação com o público, oficinas, debate coletivo e a redação de cartas sobre como a peça os mobilizou e quais caminhos eles sugeriam para as questões que esta levanta. Compartilharei também fragmentos das cartas mencionadas. Parte importante das conclusões refere-se à importância da prática pedagógica e teatral como um processo de exercício individual e coletivo de conscientização contra situações de preconceito, intolerância e discriminação, presentes na sociedade que habitamos.

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Publicado

2020-03-21

Como Citar

Marko, L. E. R. (2020). TEATRO: A ARTE COMO ATIVIDADE DE RESISTÊNCIA E DE SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS E VIOLÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 65–79. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4008

Edição

Seção

BULLYING E CYBERBULLYING