QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES ATENDIDOS NA FISIOTERAPIA AQUÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Authors

  • Pollyana Oliveira Araújo Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau - Campina grande.
  • Pollyane Ramos Trajano Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau - Campina grande.
  • Eloise Oliveira Lima Centro Universitário Maurício de Nassau - Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n1-2-4287

Keywords:

Hidroterapia. Sono. Relaxamento

Abstract

Objetivo: O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do sono de pacientes atendidos no setor de fisioterapia aquática em uma instituição de ensino superior privado de Campina Grande-PB. Método: Tratou-se de uma pesquisa de caráter transversal com abordagem quantitativa. Foram avaliados 10 indivíduos atendidos no setor de fisioterapia aquática por meio do questionário sócio demográfico e do questionário de Pittsburgh modificado. Resultados: 70% dos participantes eram do gênero feminino, com média de idade de 60,1 anos, não faziam uso de álcool ou tabaco e 80% não praticavam atividade física. O questionário de Pittsburgh identificou que a qualidade do sono dos participantes foi considerada como ruim. Conclusões: Como observado, os pacientes não apresentaram uma qualidade de sono satisfatória, esse resultado pode estar relacionado com algumas características, tais como: o número reduzido de sessões, o número amostral, a prevalência de participantes do sexo feminino e a patologia de base dos indivíduos.

Author Biography

Eloise Oliveira Lima, Centro Universitário Maurício de Nassau - Campina Grande

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2014), Especialização em Fisioterapia Neurofuncional, Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC/UFPB), Professora do Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau - Campina grande.

Published

2020-07-10

How to Cite

Araújo, P. O., Trajano, P. R., & Lima, E. O. (2020). QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES ATENDIDOS NA FISIOTERAPIA AQUÁTICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Saúde - UNG-Ser, 14(1/2), 30–37. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n1-2-4287

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL