FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO: NOVO CENÁRIO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM O EMPODERAMENTO DE ATRIBUIÇÕES CLÍNICAS

Autores/as

  • Maria Aparecida Nicoletti Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  • Rosilene Kinue Ito Universidade Guarulhos – Ser Educacional Curso de Farmácia

Palabras clave:

Educação em Farmácia. Atividades Clínicas. Ensino Superior.

Resumen

Este trabalho traz uma reflexão a respeito da evolução da profissão farmacêutica, que teve sua origem por meio do medicamento. Mundialmente, as competências e as habilidades dos planos de ensino estão sendo debatidas e verifica-se que a atuação clínica do farmacêutico tem sido intensificada em todos os níveis de atenção à saúde. A grade curricular do Curso de Farmácia tem sido objeto de discussão contínua no sentido de reforçar a formação profissional para a prática de atribuições clínicas do farmacêutico que estão normatizadas pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia n° 585/2013. Portanto, a formação profissional deverá ser permeada, também, para esta área de atuação dentre todas as outras legalmente permitidas.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Nicoletti, Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestre e Doutora em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – campus Capital. Farmacêutica Responsável pela Farmácia Universitária (FARMUSP) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. (e-mail: nicoletti@usp.br)

Rosilene Kinue Ito, Universidade Guarulhos – Ser Educacional Curso de Farmácia

Mestre em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – campus Capital. Docente do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos – Ser Educacional. (e-mail: rosilenekito@yahoo.com.br)

Publicado

2018-07-05

Cómo citar

Nicoletti, M. A., & Ito, R. K. (2018). FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO: NOVO CENÁRIO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM O EMPODERAMENTO DE ATRIBUIÇÕES CLÍNICAS. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(3/4), 49–62. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2536

Número

Sección

REFLEXÃO