FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO: NOVO CENÁRIO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM O EMPODERAMENTO DE ATRIBUIÇÕES CLÍNICAS

Autores

  • Maria Aparecida Nicoletti Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  • Rosilene Kinue Ito Universidade Guarulhos – Ser Educacional Curso de Farmácia

Palavras-chave:

Educação em Farmácia. Atividades Clínicas. Ensino Superior.

Resumo

Este trabalho traz uma reflexão a respeito da evolução da profissão farmacêutica, que teve sua origem por meio do medicamento. Mundialmente, as competências e as habilidades dos planos de ensino estão sendo debatidas e verifica-se que a atuação clínica do farmacêutico tem sido intensificada em todos os níveis de atenção à saúde. A grade curricular do Curso de Farmácia tem sido objeto de discussão contínua no sentido de reforçar a formação profissional para a prática de atribuições clínicas do farmacêutico que estão normatizadas pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia n° 585/2013. Portanto, a formação profissional deverá ser permeada, também, para esta área de atuação dentre todas as outras legalmente permitidas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Nicoletti, Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Mestre e Doutora em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – campus Capital. Farmacêutica Responsável pela Farmácia Universitária (FARMUSP) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. (e-mail: nicoletti@usp.br)

Rosilene Kinue Ito, Universidade Guarulhos – Ser Educacional Curso de Farmácia

Mestre em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo – campus Capital. Docente do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos – Ser Educacional. (e-mail: rosilenekito@yahoo.com.br)

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

Nicoletti, M. A., & Ito, R. K. (2018). FORMAÇÃO DO FARMACÊUTICO: NOVO CENÁRIO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL COM O EMPODERAMENTO DE ATRIBUIÇÕES CLÍNICAS. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(3/4), 49–62. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2536

Edição

Seção

REFLEXÃO