TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E A SAÚDE: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

Autores/as

  • Rodrigo Corvino Rodrigues Mestrando em Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n3-4-4198

Palabras clave:

transferência de tecnologia, ciências da saúde, Academias e Institutos.

Resumen

Introdução: A transferência de tecnologia pode ser entendida como o processo de tornar disponível para indivíduos, empresas ou governos, as habilidades e conhecimentos para a produção de um bem. Objetivo: identificar e caracterizar os artigos publicados acerta da temática da transferência de tecnologia na saúde disponíveis na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Resultados: Dos 53 artigos encontrados, 36 pertenciam a MEDLINE, 7 ao Lilacs, 7 ao WHO IRIS, um ao IBECS (Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde) e um ao LIS. Dos 53 artigos, 28 apresentaram-se disponíveis na íntegra. Houve predominância do inglês (73,5%) e publicados anteriormente a 1997 (52,8%). Há predominância de estudos de avaliação econômica em saúde (32%), sendo os Estados Unidos (28,3%) o país de maior afiliação e de aspectos clínicos etiológicos (13,2%). Conclusões: Os achados sugerem que a produção científica da transferência de tecnologia e a saúde é escassa na América Latina e Caribe. Mais estudos são necessários na temática, visto que muitas tecnologias para saúde consumidos no SUS são importados.

Biografía del autor/a

Rodrigo Corvino Rodrigues, Mestrando em Pesquisa Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Especialização em Gestão Estratégica da Produção pela UNICAMP-SP. Entusiasta, de visão sistêmica e inovador. Mais de 18 anos de experiência de atuação. Atuou como engenheiro de desenvolvimento de processos a gerente de projetos e engenharia em multinacional (EMBRAER). Atuação com Automação industrial, comissionamento de linhas de montagens, integração de Robôs (kuka e Staubli) Professor particular de ciências exatas para alunos de ensino superior. Larga experiência em gestão de pessoas atuando com times multinacionais e multidisciplinares, operando na seleção e desenv. de fornecedores e plano Diretor. Atuação recente como engenheiro responsável em multinacional química no ramo de mineração (ORICA).

Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Rodrigues, R. C. (2019). TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E A SAÚDE: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA AMÉRICA LATINA E CARIBE. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(3/4), 70–76. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n3-4-4198

Número

Sección

REVISÃO DE LITERATURA