CUSTOS DA OBTENÇÃO DA BOLSA DE PLAQUETAS POR AFÉRESE EM UM HEMOCENTRO DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Autores

  • Duelene Ludimila Nogueira 1. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP-Universidade Estadual Paulista-Botucatu, SP, Brasil.
  • Meline Rossetto Kron Rodrigues Pós-Doutoranda Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP Botucatu/SP
  • Claudia Cristina de Oliveira Alcarde
  • Laura Tiaki Fujihara
  • Alba Cristina Albano
  • Gislene Cristina Mastranjo de Oliveira
  • Fernando Aparecido Oliveira
  • Tamires Correa de Paula
  • Silvana Andréa Molina Lima

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n1-2-3943

Palavras-chave:

Serviço de Hemoterapia, Transfusão de Sangue, Remoção de Componentes Sanguíneos, Plaquetas, Custos Diretos de Serviços

Resumo

Objetivo: Identificar e calcular os custos diretos para a geração de uma bolsa de plaquetas por aférese em um Hemocentro do interior de São Paulo. Método: Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo e de abordagem quantitativa com análise descritiva dos dados realizado no Hemocentro da Unesp-Botucatu. Para obtenção dos custos diretos foram inclusas todas as bolsas coletadas por plaquetaférese no período de janeiro a dezembro de 2012, desde o momento da captação do doador até o final da coleta do hemocomponente. Resultados: Foram coletadas 289 bolsas no período estudado e os custos diretos para obtenção da bolsa por plaquetaférese foi de USD172,62. Conclusão: Concluiu-se que a análise dos custos é uma importante ferramenta de gestão e demonstrou-se a necessidade da realização de outros trabalhos na área do gerenciamento de custos devido dificuldade de encontrar artigos e materiais publicados relacionados a custos na geração de hemocomponentes, principalmente no setor de aférese.

Biografia do Autor

Duelene Ludimila Nogueira, 1. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP-Universidade Estadual Paulista-Botucatu, SP, Brasil.

Enfermeira, docente do SENAC, preceptora da Faculdade Marechal Rondon (UNINOVE) e discente do programa de doutorado como aluna regular da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP pelo Departamento de Enfermagem (2017 - 2021). Possui Mestrado Acadêmico pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2017), graduada em Enfermagem pela Faculdade Marechal Rondon (2011), Aprimoramento Profissional (latu-sensu) pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP em Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia e Especialização em Gestão em Saúde, pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP / Universidade Aberta do Brasil (2014). Desenvolveu atividades como coordenadora em Pesquisa Clínica (projeto financiado pela Bill Gates), atuou em conjunto com a Rede Hospital Sentinela, na área de Tecnovigilância, Fármacovigilância e Hemovigilância / Anvisa (2013). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando como enfermeira na Clínica Médica do HC-UNESP, como técnica de enfermagem na Saúde Pública.

Meline Rossetto Kron Rodrigues, Pós-Doutoranda Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP Botucatu/SP

Enfermeira docente e pesquisadora em saúde. Doutora pelo Programa de Pós Graduação de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia-FMB com ênfase em Enfermagem. Cursou Mestrado e Aprimoramento Profissional de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia (UNESP), MBA em Gestão Hospitalar e Enfermagem do Trabalho (UNINTER). Atua com projetos desenvolvidos na área de Gestão de Serviços de Saúde e em Pesquisa clínica, apresentando como principal linha de pesquisa os temas: Economia da saúde, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Saúde Baseada em Evidências, Revisões Sistemáticas, Metanálises e PCDT. Atuação assistencial em maternidade, centro cirúrgico, quimioterapia e hemocentro. Docente visitante na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, responsável por ministrar disciplina aos alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica. Atuou com metodologias ativas de ensino e docente conteudista, elaborando de conteúdos EAD, questões de ciências da saúde, exercícios e avaliações de treinamento para alunos de enfermagem. Atualmente é pós-doutoranda pelo Departamento de Enfermagem - FMB -UNESP Botucatu/SP.

Claudia Cristina de Oliveira Alcarde

Enfermeira responsável aférese no Hemocentro de Botucatu, UNESP-Universidade Estadual Paulista-Botucatu, SP, Brasil.

Laura Tiaki Fujihara

Enfermeira no Hemocentro de Botucatu, UNESP-Universidade Estadual Paulista-Botucatu, SP, Brasil.

Alba Cristina Albano

Enfermeira Técnica Responsável do Hemocentro de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional em Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia, do Departamento de Enfermagem - FMB - UNESP.

Gislene Cristina Mastranjo de Oliveira

Responsável técnica componentes lábeis Hemocentro de Botucatu, UNESP-Universidade Estadual Paulista-Botucatu, SP, Brasil.

Fernando Aparecido Oliveira

graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Integradas Regionais de Avaré (2003). Tem experiência na área de Imuno-hematologia, Produção de Componentes Lábeis e Controle de Qualidade, Sorologia e Transporte de Sangue e Componentes. Pós-graduando em Programa de Pesquisa e Desenvolvimento - Biotecnologia Médica.

Tamires Correa de Paula

Doutoranda em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp, Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP (2016), Especialista em Docência dos Ensinos Médio, Técnico e Superior pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras ? FACEL (2016), Especialista em Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Anhanguera de Bauru - FAB (2012), Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Unisalesiano (2012), Graduação em Enfermagem pela Faculdade Anhanguera de Bauru - FAB (2010). Atualmente docente dos cursos de Técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho no SENAC-SP, unidade Botucatu.

Silvana Andréa Molina Lima

graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Livre Docência em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) . Tem especialização na área de Gerenciamento de Enfermagem e Administração Hospitalar. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; ministra disciplinas na graduação e pós-graduação na área de Gestão em Saúde e Enfermagem; Gerente de Risco Sanitário Hospitalar e Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu; e Coordenadora do Comitê de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (2013 - 2017). Tem experiência na área de Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, com enfase em Vigilância Sanitária, Gerenciamento de Risco, Segurança do Paciente, Recursos Materiais, Avaliação Econômica e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

Nogueira, D. L., Rodrigues, M. R. K., Alcarde, C. C. de O., Fujihara, L. T., Albano, A. C., de Oliveira, G. C. M., … Lima, S. A. M. (2019). CUSTOS DA OBTENÇÃO DA BOLSA DE PLAQUETAS POR AFÉRESE EM UM HEMOCENTRO DO INTERIOR DE SÃO PAULO. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(1/2), 33–38. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v13n1-2-3943

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL