CORRELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVASÃO DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Katia Santos Farias Universidade de Guarulhos
  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira

Palavras-chave:

Evasão escolar, motivação, estudantes.

Resumo

Introdução: Compreender os motivos da evasão universitária na área de saúde consiste em um desafio para a gestão acadêmica e a atuação docente comprometida com a motivação para aprender do corpo discente. Objetivos: (1) Identificar a motivação dos universitários para aprender; (2) Identificar os motivos de evasão do ensino superior na percepção do universitário; (3) Correlacionar os motivos de evasão com a motivação para aprender. Materiais e métodos: estudo transversal com abordagem quantitativa. Participaram 480 estudantes de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Os universitários foram recrutados por e-mail, WhatsApp® e pessoalmente. O critério de inclusão foi o aluno estar regularmente matriculado nos cursos selecionados para o estudo. Os questionários foram autoaplicados. Resultados: Houve correlação estatisticamente significante positiva entre a motivação para aprender e a idade, ou seja, quanto maior a idade maior a motivação. Conclusão: evidencia-se uma motivação intrínseca mais prevalente nos alunos, assim como uma tendência baixa a moderada para evasão desses estudantes.

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Publicado

2020-02-17

Como Citar

Farias, K. S., & de Oliveira, A. A. P. (2020). CORRELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVASÃO DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(2 ESP), 35. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/4047

Edição

Seção

XVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC