EPIDEMIOLOGIA DAS INFECÇÕES HOSPITALARES POR BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES EM UM HOSPITAL ESCOLA NO BRASIL

Autores/as

  • Karine Zendonadi de Lima Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"
  • Amanda Rodrigues Rehem Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"
  • João Manoel Theotonio dos Santos Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"
  • Liliana Scorzoni Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"/ Universidade de Guarulhos (UNG).

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v16n3-5093

Palabras clave:

Infecção hospitalar. Bactérias multidroga resistentes. Controle de infecções.

Resumen

Introdução: Bactérias multidroga resistentes (MDRs) vêm sendo amplamente correlacionadas a casos de infecções decorrentes da assistência em saúde. Objetivo: O presente estudo objetivou pontuar a incidência das espécies de bactérias multirresistentes; identificar os principais sítios de infecção e descrever o perfil epidemiológico dos pacientes com IRAS’s por bactérias MDRs em um hospital privado de médio porte do Vale do Paraíba (São José dos Campos/SP-Brasil). Método: É um estudo descritivo transversal de caráter retrospectivo e foram incluídos 65 pacientes diagnosticados com IRAS’s por MDRs. Resultados: Klebsiella pneumoniae foi o microrganismo mais isolado na totalidade dos casos (41,42%). A infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter central (ICS) foi a infecção mais comum (47,14%), sendo que as ICS’s causadas por K. pneumoniae foram iguais a 24,24%. Conclusão: Conhecer o perfil dos pacientes com IRA de cada instituição hospitalar permite avaliar possíveis fontes ambientais das bactérias MDRs e instituir medidas de prevenção adequadas.

Biografía del autor/a

Karine Zendonadi de Lima, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"

Mestre em Microbiologia e Imunologia – Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde Bucal. Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Amanda Rodrigues Rehem, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"

Mestranda em Microbiologia e Imunologia – Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde Bucal. Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

João Manoel Theotonio dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"

Docente da Universidade Anhembi Morumbi, Escola de Medicina.

Liliana Scorzoni, Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho"/ Universidade de Guarulhos (UNG).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde Bucal. Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente do Programa de Pós – Graduação em Enfermagem. Universidade de Guarulhos (UNG).

Publicado

2023-05-03

Cómo citar

de Lima, K. Z., Rehem, A. R., dos Santos, J. M. T., & Scorzoni, L. (2023). EPIDEMIOLOGIA DAS INFECÇÕES HOSPITALARES POR BACTÉRIAS MULTIRRESISTENTES EM UM HOSPITAL ESCOLA NO BRASIL. Revista Saúde - UNG-Ser, 16(3), 08–20. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v16n3-5093

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL