DESCARTE DOMÉSTICO DE MEDICAMENTOS E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO AMBIENTAL DECORRENTE

Autores/as

  • Luciana Santos Vieira Alvarenga Universidade Guarulhos
  • Maria Aparecida Nicoletti Universidade Guarulhos

Palabras clave:

Desperdício de medicamentos. Descarte de medicamentos. Meio ambiente. Uso racional de medicamentos.

Resumen

Este artigo traz a preocupação sobre as consequências do descarte doméstico de medicamentos ao meio ambiente. A contaminação de águas e solo por fármacos tem sido verificada em todo o mundo o que demanda atitudes efetivas para a redução dos impactos ambientais decorrentes. A população tem sua parcela de responsabilidade no processo devendo estar esclarecida e envolvida no processo de conscientização da geração de resíduos bem como da importância do uso racional de medicamentos como sendo uma das medidas necessárias a diminuir as sobras decorrentes de aquisição desnecessária ou do não cumprimento do esquema terapêutico proposto, além de outras.

Biografía del autor/a

Luciana Santos Vieira Alvarenga, Universidade Guarulhos

Aluna de Graduação do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Guarulhos (UnG) – São Paulo.

Maria Aparecida Nicoletti, Universidade Guarulhos

Professora Doutora do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos (UnG) e Farmacêutica Responsável pela Farmácia Escola do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Autor responsável pela publicação.

Publicado

2011-03-14

Cómo citar

Alvarenga, L. S. V., & Nicoletti, M. A. (2011). DESCARTE DOMÉSTICO DE MEDICAMENTOS E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO AMBIENTAL DECORRENTE. Revista Saúde - UNG-Ser, 4(3), 34–39. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/763

Número

Sección

REVISÃO DE LITERATURA