DESCARTE DOMÉSTICO DE MEDICAMENTOS E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO AMBIENTAL DECORRENTE

Autores

  • Luciana Santos Vieira Alvarenga Universidade Guarulhos
  • Maria Aparecida Nicoletti Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Desperdício de medicamentos. Descarte de medicamentos. Meio ambiente. Uso racional de medicamentos.

Resumo

Este artigo traz a preocupação sobre as consequências do descarte doméstico de medicamentos ao meio ambiente. A contaminação de águas e solo por fármacos tem sido verificada em todo o mundo o que demanda atitudes efetivas para a redução dos impactos ambientais decorrentes. A população tem sua parcela de responsabilidade no processo devendo estar esclarecida e envolvida no processo de conscientização da geração de resíduos bem como da importância do uso racional de medicamentos como sendo uma das medidas necessárias a diminuir as sobras decorrentes de aquisição desnecessária ou do não cumprimento do esquema terapêutico proposto, além de outras.

Biografia do Autor

Luciana Santos Vieira Alvarenga, Universidade Guarulhos

Aluna de Graduação do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Guarulhos (UnG) – São Paulo.

Maria Aparecida Nicoletti, Universidade Guarulhos

Professora Doutora do Curso de Farmácia da Universidade Guarulhos (UnG) e Farmacêutica Responsável pela Farmácia Escola do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP). Autor responsável pela publicação.

Downloads

Publicado

2011-03-14

Como Citar

Alvarenga, L. S. V., & Nicoletti, M. A. (2011). DESCARTE DOMÉSTICO DE MEDICAMENTOS E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO AMBIENTAL DECORRENTE. Revista Saúde - UNG-Ser, 4(3), 34–39. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/763

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA