PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS PARA O TRATAMENTO DE CONSTIPAÇÃO EM IDOSOS

Autores/as

  • Andréia Silva Fernandes Universidade Universus Veritas
  • Sidimara dos Santos Rodrigues Universidade Universus Veritas
  • Marilia Graziela Alves de Souza Universidade Universus Veritas

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v15n1-2-4506

Palabras clave:

Probióticos, Prebióticos, Simbióticos, Idoso, Constipação.

Resumen

Introdução: Diante das consequências advindas da velhice, é frequente o aparecimento de doenças relacionadas ao trato gastrointestinal uma vez que a capacidade fisiológica do idoso diminui, comprometendo a digestão, ocorrendo à constipação intestinal. Objetivo: A presente revisão propôs investigar o uso de probióticos, prebióticos e simbióticos a fim de verificar qual é a recomendação ideal para idosos na melhora do hábito intestinal. Material e Método: Utilizou-se o método de revisão bibliográfica de trabalhos científicos, sem limite temporal, pesquisados nas bases de dados: Livros, Revistas Científicas, CAPES, PubMed, Scielo e BVS, utilizando os descritores: probióticos, prebióticos, alimentos funcionais, simbióticos nos seguintes idiomas: inglês, espanhol e português. Resultados: Alguns processos como má alimentação e ingestão de determinados fármacos podem causar disbiose, a utilização de probióticos resulta em proliferação de bactérias desejáveis no cólon contribuindo para melhora no quadro. Conclusão: Probióticos, Prebióticos e Simbióticos trazem melhorias para o quadro de constipação em idosos.

Biografía del autor/a

Andréia Silva Fernandes, Universidade Universus Veritas

Técnica em Nutrição e Dietética pela ETEC Presidente Vargas - Mogi das Cruzes -06/2013. Graduanda em Nutrição pela Universus Veritas conclusão 12/2020

Sidimara dos Santos Rodrigues, Universidade Universus Veritas

Técnica em nutrição e dietética pela Etec Guaianazes (2015). Graduanda em nutrição pela Universidade universus veritas conclusão 12/2020.

Marilia Graziela Alves de Souza, Universidade Universus Veritas

Possui graduação em nutrição pela Universidade Nove de Julho (2009). Possui especialização em Gastroenterologia Pediatrica para Nutricionistas pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Possui mestrado acadêmico em Nutrição e Ciências aplicadas a pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Doutoranda em pediatria - Unifesp. Docente em ensino superior na Universidade Universus Veritas, atendimento clínico-ambulatorial.

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Fernandes, A. S., Rodrigues, S. dos S., & Souza, M. G. A. de. (2021). PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS E SIMBIÓTICOS PARA O TRATAMENTO DE CONSTIPAÇÃO EM IDOSOS. Revista Saúde - UNG-Ser, 15(1/2), 51–61. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v15n1-2-4506

Número

Sección

REVISÃO DE LITERATURA